Eletiva nº 5 - Química, Sociedade e Meio Ambiente

RESPONSÁVEL


Luciane

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Em um mundo cada vez mais desafiador, a necessidade de repensar nossas práticas cotidianas e buscar caminhos mais sustentáveis torna-se imperativa. O projeto “Química, Sociedade e Meio Ambiente” visa proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma jornada educativa centrada na compreensão crítica dos problemas ambientais e na aplicação prática de soluções sustentáveis. Ao explorar desafios e promover ações no ambiente, este projeto não apenas informa, mas inspira os jovens a se tornarem agentes ativos na construção de um futuro mais equilibrado e consciente.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Desenvolvimento de habilidades comunicativas para disseminar a sustentabilidade. • Criação de materiais educativos impactantes.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição de obras ou produtos criados pelos estudantes durante as aulas, acompanhada de uma campanha ou ação de conscientização sobre o tema proposto.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Física



    Eletiva nº 8 - Xadrez – Além do Xeque-Mate

    RESPONSÁVEL


    Geison

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Fomentar o desenvolvimento integral dos estudantes por meio da prática do xadrez, integrando reflexões sobre multiculturalismo, saúde e meio ambiente. A proposta busca promover competências essenciais como pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe e ética, alinhando-se às demandas da BNCC e às áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Matemática.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aprendizagem das regras e movimentos das peças do xadrez. Estudo de estratégias e táticas básicas. Análise de partidas históricas e famosas. Oficinas interdisciplinares conectando o xadrez a temas ambientais e sociais. Torneios internos e jogos simultâneos. Utilização de softwares e aplicativos para prática e análise.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Evento aberto à comunidade escolar, com torneio final, exposições sobre a história e aspectos culturais do xadrez, jogos simultâneos e apresentações das estratégias desenvolvidas pelos alunos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Filosofia
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 9 - Python do Zero ao Júnior

    RESPONSÁVEL


    Ronaldo

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A linguagem Python é uma das mais utilizadas no mundo atual, destacando-se pela simplicidade e ampla aplicação em ciência de dados, inteligência artificial, automação, desenvolvimento web e análise de sistemas. Este projeto visa introduzir os alunos do ensino médio ao mundo da programação, capacitando-os a compreender conceitos fundamentais, desenvolver lógica e criar projetos práticos para sua trajetória acadêmica e profissional
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • - Introduzir conceitos básicos de programação e lógica. - Ensinar a sintaxe e estruturas fundamentais do Python. - Desenvolver projetos práticos. - Estimular aprendizagem colaborativa. - Preparar os alunos para continuar estudos em programação.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Mostra Tecnológica Python, onde os alunos apresentarão seus projetos finais para a comunidade escolar.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 10 - Desvendando os segredos do corpo humano

    RESPONSÁVEL


    Maria Vitória

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Conhecer a composição e o funcionamento do corpo humano para desenvolver uma postura crítica, principalmente, em relação à habitos alimentares e uso de drogas.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • - Coloração de pequenos esquemas dos sistemas do corpo humano; - Criação de ilustrações referentes aos órgãos; - Práticas laboratoriais;
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Montagem de pequenos e grandes esquemas de sistemas do corpo humano.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Biologia



    Eletiva nº 11 - Pourquoi apprendre le français

    RESPONSÁVEL


    Márcia

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O francês pode ser uma grande porta de entrada para novas possibilidades. Isso porque o idioma é a língua tradicional em áreas como gastronomia, moda, filosofia e sociologia, direito, política, engenharia e artes. Com isso, ao fa decidir aprender falar francês você terá a possibilidade de estudar temas, artigos e estudos diretamente do texto original. Isso é a chance de estimular o pensamento crítico e auxiliar em suas possibilidades acadêmicas.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Aulas expositivas e dialogadas. • Análise gramatical. • Resolução de exercícios orais e escritos. • Trabalho cuidadoso com a fonética, para o desenvolvimento de uma percepção estética da fonologia da língua. • Análise e discussão de textos de diversos gêneros, tanto clássicos quanto da atualidade. • Exibição de vídeos curtos, músicas, reportagens, entre outros.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Realização de um vídeo no qual os alunos do 3º ano pparticipantes apresentarão novo prédio do Lyceu bílingue aos participantes dos 1ºs e 2ºs anos participantes da eletiva, revisitando os espaços mostrados no vídeo realizado na 1ª eletiva anterior à reforma, ou uma exposição mostrando os principais momentos do ano do Brasil na França, ocorrido no 1 semestre deste ano.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  Espanhol
    •  Filosofia
    •  Física