Eletiva nº 2 - Xadrez - Além do xeque-mate.

RESPONSÁVEL


Geison

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva de Xadrez tem como proposta desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e a capacidade de tomada de decisões estratégicas por meio do aprendizado e da prática do jogo. Além de aprimorar habilidades cognitivas, a disciplina busca estimular o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas, promovendo um ambiente desafiador e colaborativo. O xadrez é utilizado como ferramenta pedagógica para trabalhar a paciência, a disciplina e o espírito esportivo, incentivando a socialização e o respeito às regras. A eletiva também proporciona momentos de análise e reflexão sobre estratégias aplicáveis não apenas ao jogo, mas também a situações do cotidiano e ao processo de tomada de decisões na vida acadêmica e pessoal dos alunos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • As práticas desenvolvidas na eletiva de Xadrez envolvem atividades teóricas e práticas para aprimorar a compreensão do jogo e suas estratégias. Os alunos participam de aulas expositivas e interativas, onde são introduzidos aos fundamentos do xadrez, incluindo regras, movimentação das peças e princípios táticos e estratégicos. Além disso, são realizados torneios internos e desafios entre os alunos, incentivando a aplicação dos conhecimentos adquiridos em partidas reais. Para aprimorar o raciocínio lógico e a tomada de decisões, os estudantes analisam partidas clássicas de grandes mestres do xadrez, resolvem exercícios táticos e participam de simulações e desafios cronometrados. As atividades também incluem o uso de softwares e plataformas online de xadrez, permitindo que os alunos joguem contra inteligência artificial ou adversários de diferentes níveis, ampliando sua experiência prática. O trabalho em grupo e as análises coletivas das partidas promovem a socialização, o respeito às regras e a capacidade de argumentação, fortalecendo o espírito esportivo e a cooperação.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância da eletiva de Xadrez será marcada por um torneio final, onde os alunos poderão aplicar as estratégias aprendidas ao longo do curso em um ambiente competitivo e estimulante. O evento contará com partidas organizadas em diferentes níveis, permitindo que todos os participantes tenham a oportunidade de demonstrar sua evolução no jogo. Além do torneio, haverá uma exposição interativa com a apresentação de partidas clássicas de grandes mestres do xadrez, análises estratégicas feitas pelos próprios alunos e demonstrações de jogadas memoráveis. Também será realizada uma simulação de partidas simultâneas, onde um aluno desafia múltiplos oponentes ao mesmo tempo, testando sua capacidade de concentração e planejamento. A culminância será um momento de celebração do aprendizado, incentivando o espírito esportivo, a socialização e o reconhecimento dos avanços individuais e coletivos no desenvolvimento do pensamento lógico e estratégico por meio do xadrez.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Filosofia
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 3 - Parler français Noções básicas de Língua e Cultura Francesa para ampliação do repertório linguístico

    RESPONSÁVEL


    Márcia

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • . Adquirir noções básicas da língua e da cultura francesa poderá instiga-los a continuar sus estudos sobre a nova língua como um diferencial para a sua formação e currículo e ampliar as possibilidades dos estudantes para as futuras escolhas profissionais e a ampliação de seu conhecimento de mundo.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Aulas expositivas e dialogadas. • Análise gramatical. • Resolução de exercícios orais e escritos. • Trabalho cuidadoso com a fonética, para o desenvolvimento de uma percepção estética da fonologia da língua. • Análise e discussão de textos de diversos gêneros, tanto clássicos quanto da atualidade. • Exibição de vídeos curtos, músicas, reportagens, entre outros.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • este ano, a proposta é escolher uma importante personalidade francesa para ser homenageada, explorando aspectos de sua história de vida, e organizar uma mostra com o trabalho realizado.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 4 - Química, Sociedade e Meio Ambiente

    RESPONSÁVEL


    Luciane

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O projeto “Química, Sociedade e Meio Ambiente” visa proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma jornada educativa centrada na compreensão crítica dos problemas ambientais e na aplicação prática de soluções sustentáveis.Ao explorar desafios e promover ações no ambiente, este projeto não apenas informa, mas inspira os jovens a se tornarem agentes ativos na construção de um futuro mais equilibrado e consciente.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • 1. Pesquisas Orientadas: • Estudo aprofundado sobre desafios ambientais globais e locais. • Investigação de soluções sustentáveis adotadas em diferentes contextos. 2. Atividades Práticas: • Implementação de ações sustentáveis. • Participação em projetos comunitários que visam a preservação ambiental. 3.Debates e Discussões: • Realização de debates regulares sobre temas ambientais relevantes. • Análise crítica das escolhas individuais e seu impacto no meio ambiente. 4. Ações Interdisciplinares: • Desenvolvimento ações que integram conhecimentos de diferentes disciplinas. • Aplicação prática dos conceitos aprendidos em projetos sustentáveis. 5. Oficinas de Comunicação Sustentável: • Desenvolvimento de habilidades comunicativas para disseminar a sustentabilidade. • Criação de materiais educativos impactantes. 6. Atividades Educativas: • Elaboração de ações para promover a conscientização ambiental na escola. • Implementação de atividades educativas para os colegas e a comunidade. 7. Ações de Liderança Sustentável: • Participação em iniciativas de liderança sustentável na comunidade. • Desenvolvimento de projetos de impacto relacionados à sustentabilidade.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição de obras ou produtos criados pelos estudantes durante as aulas, acompanhada de uma campanha ou ação de conscientização sobre o tema proposto.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Química



    Eletiva nº 6 - BIOtirinhas e CIENquadrinhos: uma maneira mais divertida de estudar Biologia

    RESPONSÁVEL


    Maria Vitória

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Estudar Biologia e Ciências de uma forma mais leve e divertida através de tirinhas, quadrinhos e charges.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Coloração das imagens, discussão, registro e organização de materiais para culminância.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição dos materiais produzidos pelos alunos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 7 - Os Elementos de Euclides e as construções geométricas com régua e compasso

    RESPONSÁVEL


    Ronaldo

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Nessa eletiva, pretendemos apresentar uma abordagem da geometria que historicamente se constituiu como uma das mais importantes na Matemática. Vamos procurar transpor a linguagem e os métodos de apresentação d’Os Elementos de Euclides, um tratado matemático escrito por volta de 300 a. C., para o contexto dos estudantes do Ensino Médio. Assim, vamos apresentar os estudantes à geometria da régua e do compasso: com a régua, eles não irão medir, mas, sim, apenas descobrir qual é a reta que existe entre dois pontos; com o compasso, eles traçarão círculos ou arcos de círculos. Apenas com estas duas ferramentas, os estudantes serão capazes de vislumbrar o enorme número de construções possíveis e o grande montante de verdades que os métodos construtivos lhes irão revelar.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Nossas aulas envolverão segmentos de exposição oral e de trabalho prático dos estudantes. Tanto a prática quanto a exposição oral deverão ser realizadas, como já dissemos, com base n’Os Elementos de Euclides e de outros materiais que discutam construções geométricas com régua e compasso. Eventualmente deverá ser necessário o uso de recursos audiovisuais a serem especificados em 5 – Recursos Didáticos. A prática dos estudantes estará relacionada à nossa opção por priorizar a resolução de problemas e a investigação matemática como metodologias de ensino. A partir da leitura de textos e de atividades propostas pelos professores nas suas respectivas exposições é que se dará a atividade criativa dos estudantes.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Será proposto aos estudantes a organização de uma apresentação na qual eles farão a exposição pública da demonstração que Euclides deu para o famoso Teorema de Pitágoras no evento de divulgação do produto final da eletiva. Pouco conhecida, mas muitíssimo rica em particularidades históricas, essa demonstração, quando apresentada, poderá levar a comunidade ali presente a apreciar o trabalho matemático por outros olhos. Entretanto, essa apresentação deverá ser acordada com a turma. Somente depois de nossa avaliação é que será possível determinar a possibilidade de sua ocorrência. Caso nosso trabalho não possa atingir os objetivos que pretendemos, proporemos a apresentação da demonstração de outro teorema euclidiano mais simples, através da qual também possamos cumprir nosso objetivo de expor para a comunidade escolar a riqueza dos métodos demonstrativos historicamente empregados na Matemática grega.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Filosofia
    •  Matemática
    •  Matemática